sábado, 22 de outubro de 2011

O valor do aprendizado

Segunda-feira dia 10 tive uma grandiosa lição na lida com as abelhas nativas, pois fizemos duas mudanças de exames de abelhas mosquitos eu e meu amigo Junior e o saudoso João Paulo um de uma caixa rústica e outro de uma caixa de jandaira ambos para caixas racionais nos seus devidos padrões, agradecemos pela presença do amigo João Paulo que saiu de sua cidade ate meu meliponáro  para auxiliar nos nesta tarefa.
Foi uma atividade muito delicada, pois o amigo João Paulo do (Meliponário Campos Verdes) teve que abri a caixa tipo rústica com as ferramentas para retira o exame que estava no local, depois transportamos os potes de pólen, mel e as crias também é por sinal era um exame muito bom bastante populoso que nos custou muita dor nas costas kkkkkkkkk para apanhar todas as abelhinhas que ainda eram jovens e não voavam. 
Do mesmo modo fizemos outra mudança de um exame que havia se estalado em uma caixa padrão Jandaira para outra no modelo da espécie essa só deu trabalho para encontrar a rainha que parecia que estava brincando de se esconder para que não a achássemos, fizemos um manejo de fortalecimento de crias e mel de Apis para alimentar, pois as mesmas estavam muito fracas. No final deu tudo certo.   



                                         Fazendo a mudança do Exame.
                                          Salvando as abelhas que cairam no chão e são jovens.
                                          Pense em um trabalho complicado suhauhsaushauhsau.

Um comentário:

  1. Olá Everson.

    Parabéns pelo blog e belo trabalho com as abelhas nativas, a meliponicultura precisa de pessoas como você para que as nossas abelhas nativas sejam preservadas em nosso País.

    Um grande abraço.

    Christiano Figueira
    Rio de Janeiro
    Abelha do Brasil
    http://abelhasdobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir